Embora a pandemia tenha saído do seu estado crítico, ainda assim é necessário saber como se proteger da forma correta do Covid-19. O mundo foi marcado por esse vírus, por seu contágio anormal e principalmente por sua alta taxa de mortes. Sem dúvidas já passamos pelo pior, mas ainda há certos cuidados que devemos tomar para lidar com essa doença que ainda não foi extinta.
E mesmo hoje, mais de três anos depois dos primeiros contágios do vírus, obter informações sobre o Covid-19 é essencial para saber combater a doença. Seja quando ela está presente em nossa casa, trabalho, faculdade ou escola, devemos conhecer os métodos de se defender de maneira eficaz.
Confira nosso guia completo sobre como se proteger da forma correta do Covid-19. Proteja você mesmo e seu lar!
O que é a COVID-19?
A Covid-19 é uma infecção respiratória causada pelo vírus SARS-Cov 2. Mesmo sendo chamado de coronavírus, tecnicamente coronavírus é sua família, que conta com outros microorganismos que causam infecções respiratórias tanto em seres humanos quanto em animais.
É muito difícil da perspectiva médica lidar com o Covid-19. O vírus pode variar bastante em seus graus de infecção, indo desde assintomáticas – onde o indivíduo está infectado, mas não apresenta nenhum sintoma -, até quadros graves, sintomáticos e que podem levar à morte.
Dados oficiais da OMS, a Organização Mundial da Saúde, relatam que cerca de 80% dos infectados podem ser assintomáticos. Se por um lado isso é ótimo, pois reduz o quadro de mortes, por outro só complica e facilita a confusão que já foi mencionada. Os indivíduos assintomáticos ainda podem infectar outras pessoas e grande parte desse tipo de situação é o que faz tão difícil lidar socialmente com o vírus.
Outro fator que complica para lidar com o vírus é o seu contágio. O vírus pode ser transmitido por assintomáticos, pessoas que não apresentam sintoma algum. Isso já seria perigoso o suficiente, porém a sua transmissão é bem rápida e custa pouco para que alguém que compartilhe o mesmo ambiente com um infectado acabe se contaminando.
Por isso, saber como se proteger da forma correta do Covid é essencial para você conseguir evitar o seu alto contágio.
Como a COVID-19 é transmitida?
Para entender como se proteger da forma correta do Covid-19 é preciso saber como o vírus é transmitido.
Toda pessoa infectada é um transmissor do coronavírus. A transmissão é feita através de gotículas de saliva e outras secreções liberadas quando a pessoa fala, espirra e tosse. Essas gotículas viajam pelo ar ou mesmo ficam suspensas no ambiente, também podendo se fixar em objetos, mesas ou mesmo roupas. Isso torna não só a pessoa contaminada um transmissor em potencial, como todo tipo de objeto que ela manipulou, ambiente que esteve e coisas que utilizou.
Uma das formas mais eficazes de combater o Covid sob este aspecto é a higienização. Lavar as mãos com frequência é essencial. Para empresas que compartilham escritórios e mesas também é muito bem-vindo limpar as superfícies sempre em trocas de turnos, individualizar objetos como louças, canetas, entre outros.
Principais formas de proteção contra a COVID-19
Além da higiene, um meio de como se proteger da forma correta do Covid-19 foi o polêmico, mas eficaz, isolamento social.
Por razões óbvias, nem todas as pessoas podiam praticar o isolamento social. Durante o auge da pandemia, os chamados “serviços essenciais” precisavam funcionar, como a área da saúde, autoridades públicas, mercados e drogarias.
Para esses profissionais a maior recomendação foi o uso dos materiais descartáveis. Vamos conferir qual a sua relevância no combate ao vírus.
Equipamentos descartáveis**
Para aqueles que necessitam lidar com o vírus no trabalho ou em casa, a melhor forma de proteção são os materiais descartáveis. Esses materiais já são amplamente utilizados no ambiente hospitalar e durante a pandemia foram trazidos para o uso público.
São materiais essenciais para se defender do vírus, pois protegem o rosto, nariz e boca do contato com as gotículas contaminadas. E por serem descartáveis, são jogados fora depois de utilizados, o que é bastante higiênico.
Importância dos equipamentos descartáveis para esse período
Como comentamos, durante o auge da pandemia foram os materiais descartáveis que protegem a vida de milhares de brasileiros. Mesmo depois que o isolamento foi afrouxado aos poucos, ainda assim o uso de máscaras e equipamentos descartáveis era essencial.
Ainda hoje eles devem ser utilizados em diferentes contextos. Por exemplo, por profissionais da saúde e quando há uma ocorrência de Covid no ambiente de trabalho.
Principais tipos de equipamentos descartáveis
Conheça os principais tipos de equipamentos descartáveis que somam nas estratégias de como se proteger da forma correta do Covid-19.
Cada um deles tem sua função em como se proteger de forma correta do Covid-19. Confira todos!
Máscaras e respiradores**
As máscaras e respiradores são de todos os itens descartáveis para a proteção do Covid-19 um dos mais reconhecidos e utilizados. Esses equipamentos permitem que você possa respirar sem entrar em contato direto com o ar e consequentemente com as gotículas contaminadas com o vírus.
Essas máscaras, que podem ser respiradores, também protegem os outros quando você as utiliza. Assim, caso você esteja contaminado, irá transmitir o vírus com muito menos potencial de contágio.
Luvas**
Luvas tem um lugar de destaque no combate à transmissão do vírus Covid-19. Por meio das luvas você pode se proteger de entrar em contato com superfícies que foram contaminadas com a gotículas de vírus.
Ou seja, é possível manusear objetos contaminados sem ter contato direto e depois de retiradas as luvas são descartadas.
Importância do uso das luvas durante a pandemia da COVID-19
Com o uso das luvas, as pessoas podem tocar objetos, aparelhos ou superfícies sem contato direto, evitando assim que secreções possam se fixar nas mãos, unhas e no corpo em si.
Existem objetos com alto potencial de contágio, como dinheiro, corrimões, maçanetas entre outros. Com as luvas é seguro tocar em todos eles.
Como a falta do equipamento pode afetar a segurança dos pacientes e profissionais?**
Sem esses equipamentos descartáveis é muito arriscado se colocar no mesmo ambiente que é ou foi frequentado por quem já esteve contaminado.
Por meio dos equipamentos esse contato é possível com o mínimo de risco. Claro, ainda é possível ser contaminado com o vírus, mas as chances são bem menores. E não podemos esquecer que esses equipamentos também servem para que o contaminado tenha seu potencial de transmissão diminuído.
Como os pacientes podem ser educados sobre o uso correto de equipamentos descartáveis?
É necessário sempre conscientizar a população a respeito do uso desses equipamentos, passando informações sobre o Covid-19 nos principais canais de comunicação.
Os profissionais da saúde em grande parte já sabem como se proteger da forma correta do Covid-19 e essa informação deve ser passada agora para o resto do público.
Vantagens dos equipamentos descartáveis em relação aos reutilizáveis
A primeira vantagem dos equipamentos descartáveis é a sua higiene e praticidade. Por serem descartados logo após o uso, esses equipamentos garantem que mesmo que sujos não possam contaminar o usuário.
Já os reutilizáveis podem não ser esterilizados corretamente e costumam ser bem mais caros que os descartáveis.
Com esse nosso guia sobre como se proteger de forma correta do Covid-19, você está mais informado sobre as práticas de proteção essencial e da necessidade dos equipamentos adequados. Não deixe de utilizá-los em seu ambiente profissional, em especial quando um caso de coronavírus for identificado.