Saiba Como Comprar Itens Hospitalares Consumíveis Corretamente

Comprar itens hospitalares consumíveis da forma correta é parte fundamental da administração de uma instituição de saúde. No entanto, é bem difícil encontrar assunto o suficiente para guiar essa compra e a administração correta desses itens. Os consumíveis hospitalares são essenciais para os mais diversos procedimentos médicos, desde cirurgias mais excepcionais até exames de rotina.

Portanto, eles são essenciais para que um hospital possa se manter ativo e para que funcione de modo correto. Em nosso artigo, não só vamos conhecer que itens são esses, mas também entender como fazer uma compra inteligente e administrá-los corretamente no dia a dia. Confira!

O que são itens hospitalares consumíveis?

Antes de dicas práticas sobre como comprar itens hospitalares consumíveis, vamos conhecer quais são esses objetos.

Itens consumíveis nada mais são do que objetos descartáveis, aqueles que após utilizados devem ser descartados. Esses itens são abundantes no ambiente hospitalar, em especial por conta da higiene e assepsia necessária na área da saúde. Mas há outras razões para que sejam tão usadas, como a praticidade.

Os consumíveis hospitalares existem em diversas categorias e todas elas são essenciais para o contexto médico. Podemos pontuar como as principais:

  • Itens consumíveis para a proteção: aventais, óculos protetores, luvas, sapatilhas, toucas e máscaras;
  • Itens consumíveis para higiene: sabonetes, álcool, água sanitária, baldes e produtos de limpeza em geral;
  • Itens consumíveis para cirurgias e outros procedimentos: linhas de sutura, agulhas, soro, medicamentos, anestesia, substâncias químicas como adrenalina, antibióticos, cateteres, gazes, esparadrapos, seringas, entre outros.

Tudo isso que é considerado na categoria consumíveis,  depois de usados vão para descarte, afinal, acabam ou se tornam inutilizáveis.

Por que eles são importantes?

Todos esses materiais são utilizados de modo rotineiro por qualquer hospital ou mesmo consultórios. Sem muitos deles uma cirurgia simples não pode ocorrer.

Por exemplo, que tipo de cirurgia poderia acontecer sem o uso de uma agulha para injetar uma anestesia local? Ou mesmo sem equipamentos de proteção médica básicos como a touca, luvas e aventais? Esses itens hospitalares devem estar em todo procedimento médico.

Essa relevância é o que faz comprar itens hospitalares consumíveis da forma correta tão essencial.

Quais são os fatores que influenciam na hora de comprar itens consumíveis?

É necessário entender que mesmo sendo descartáveis, na hora de comprar itens hospitalares consumíveis de forma correta é preciso se atentar à qualidade do produto. Não é porque são itens que são muitas vezes destinados a serem jogados fora que não devem ter qualidade.

Pelo contrário, esses itens, como já mencionamos, são importantes para os procedimentos médicos. Logo, é necessário que sejam da melhor qualidade possível. Busque sempre por qualidade nesses produtos, se atente quanto ao material que é utilizado, no caso dos medicamentos, quanto ao laboratório que produziu e compare a qualidade dessas substâncias a todo momento.

Além da qualidade, é necessário prestar atenção às dimensões do produto. Por exemplo, aventais, sapatilhas e luvas devem ser do tamanho do médico ou enfermeiro que irão utilizar esses produtos.

A quantidade também precisa estar correta. Compre os consumíveis sempre depois de calcular o quanto será utilizado. Lembre-se que a maior parte desses produtos tem uma data de validade, logo estocá-los pode não ser o ideal, embora muitas vezes comprar em grandes quantidades pode gerar um desconto.

O valor também deve ser levado em conta. Sempre busque os melhores preços, com responsabilidade e qualidade, claro. Mas ainda assim é possível comprar bons produtos com um preço competitivo.

Como a qualidade e a marca afetam a escolha dos itens Hospitalares consumíveis?**

Na hora de comprar itens hospitalares de forma correta, a marca se torna um fator relevante. Como todo produto no mercado, a marca não pode resumir todas as qualidades do item. Mas sabemos que ela pode ser um diferencial a ser considerado.

Boa parte das grandes marcas chegaram ao seu patamar de referência oferecendo bons produtos para o mercado. Não é inteligente ignorar esse fato, mesmo que ele não seja o ponto alto da sua análise de compra.

Outro ponto em que as marcas podem ser relevantes é em relação às suas características individuais. Certas marcas têm características tão individuais que vale a pena comprá-las em determinados contextos ou para certos usos.

E claro, há também as más referências. Os responsáveis por comprar itens hospitalares consumíveis de forma correta devem conhecer as marcas não recomendadas e evitá-las a todo custo.

Como o preço afeta a decisão de compra de itens consumíveis?**

Embora o preço não seja, assim como a marca, o principal referencial para comprar itens hospitalares consumíveis de forma correta, ele deve ser considerado. Você pode, sim, procurar por preços competitivos neste mercado e escolher aqueles que caibam melhor no seu bolso. Sempre, claro, com a consciência de que esses materiais devem ser de boa qualidade.

No entanto, você pode procurar por diferentes fornecedores que ofereçam um produto parecido e então tirar escolher entre os dois por meio do preço.

Como a embalagem e rotulagem dos produtos influenciam a decisão de compra?**

A embalagem de um produto consumível hospitalar é essencial. Na verdade, qualquer produto hospitalar, não só os consumíveis, deve estar muito bem embalado. Nunca compre nada fora da embalagem ou sem a original.

A embalagem original é o que garante a integridade do produto, que ele não foi violado, que está como saiu de fábrica e também fornece informações essenciais sobre o item. Até do ponto de vista sanitário, os produtos devem ter sua embalagem comprovada para identificar e comprovar que não estão vencidos, por exemplo. Então nunca aceite nada fora da rotulagem original.

Quais são os fatores adicionais que os consumidores devem considerar antes de comprar itens Hospitalares consumíveis?

comprar-itens-hospitalares-consumiveis-imagem-01-Endocommerce

Ao longo de todo o artigo fornecemos dicas essenciais para comprar itens hospitalares consumíveis de forma correta. Porém, ainda há outros pontos que devem ser considerados como:

  • Volume: muitos fornecedores dão descontos para grandes volumes;
  • Logística: avalie a forma como os produtos são entregues;
  • Conservação: verifique se os produtos vêm em bom estado;
  • Agenda: é melhor comprar de fornecedores que entregam sempre em dia.

Com essas dicas adicionais, sem dúvidas suas compras terão mais qualidade e irão agregar mais em seu consultório ou hospital.

Como encontrar os melhores negócios em itens consumíveis?

A pesquisa sempre é a resposta para encontrar as melhores ofertas e opções de compra. Não tenha vergonha de perguntar, consultar e até mesmo dizer que para os fornecedores que está apenas realizando um levantamento de preços.

Também não se sinta rogado em tentar negociações, conseguir um desconto e realizar uma contra oferta. Negociar não é crime, muito menos tentar conseguir melhores preços.

Quais as considerações que devem ser levadas em conta quando se trata da sustentabilidade dos produtos hospitalares consumíveis?

Infelizmente o mercado de produtos consumíveis hospitalares ainda é pouco sustentável. Este problema foi levantado em especial na pandemia, onde o uso de máscaras se tornou comum e adotado por grande parte da população. As práticas sustentáveis para os itens descartáveis ainda não são uma realidade para a maior parte desses produtos, mas há indicativos que no futuro existirão melhores alternativas.

Por isso é necessário que o hospital ou consultórios adotem práticas sustentáveis em outros recursos como na utilização consciente de água, por exemplo, não nos consumíveis.

Mas para conseguir esses produtos, não deixe de utilizar nossas dicas de como comprar itens hospitalares consumíveis de forma correta. Consiga as melhores opções do mercado com o melhor preço!

Endocommerce

Endocommerce

Compartilhe esse material:
Está com alguma dúvida?
Entre em contato conosco!

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Postagens recentes

Postagens relacionadas