O monitor ecg é um aparelho fundamental para qualquer procedimento cirúrgico, utilizado para monitorar o coração do paciente e detectar quaisquer alterações. Arritmias ou taquicardias são exemplos de variações que o monitor pode detectar ao longo dos procedimentos cirúrgicos.
De maneira geral, o monitor ecg é responsável por promover segurança para realizar as operações que o profissional da saúde necessita fazer no paciente. Com a avaliação da atividade cardíaca, há menos chances de ocorrerem complicações inesperadas, o que permite um bom pós-operatório.
O que é um monitor ECG?
Um monitor ecg é um dispositivo responsável por mostrar aos profissionais da saúde a atividade do coração do paciente. Tudo isso acontece por meio de eletrodos que são conectados ao tórax da pessoa e, dessa forma, transmitem os sinais para o monitor para proporcionar uma visualização mais clara e fácil de interpretar para os profissionais.

Por meio dessas funções, pode-se realizar o monitoramento do paciente e detectar se ele possui algum problema de coração, como arritmia e hipertrofia, por exemplo. Junto a isso, pode-se observar se o paciente apresenta tendência de desenvolver algum risco como infarto do miocárdio e realizar as recomendações de tratamento o mais rápido possível para evitar complicações maiores.
Como usar o monitor ECG?
O uso do monitor de ECG deve ser feito com bastante atenção para ter certeza de como o coração do paciente está se comportando, principalmente se ele estiver prestes a fazer alguma operação cirúrgica. Por meio do uso, pode-se ter mais certeza de que o procedimento será seguro ou não.
Também vale comentar que as UTIs utilizam alarmes tanto visuais como sonoros para alertar aos profissionais sobre alterações nos sinais vitais do paciente. Desse modo, é possível realizar as intervenções com mais velocidade e, com isso, evitar grandes complicações ao paciente.
Além disso, também é necessário utilizar instrumentais cirúrgicos de ótima qualidade para garantir que as operações ocorram com o cuidado necessário. Dessa forma, nós da Endocommerce oferecemos uma ótima quantidade de ferramentas voltadas para as cirurgias a fim de permitir que você realize os procedimentos com a melhor qualidade!
Qual o papel do monitor ECG no procedimento cirúrgico?
Mostrar aos responsáveis pela execução da cirurgia o estado do coração do paciente é o principal papel do monitor ecg no procedimento cirúrgico. Assim, pode-se evitar que a parte cardíaca do paciente reaja mal sem que os profissionais consigam visualizar, além de gerar mais segurança para realizar operações.
Também há a possibilidade de detectar alguma alteração na atividade cardíaca do paciente pouco antes de realizar uma operação cirúrgica. Isso, por sua vez, é extremamente importante, já que define parte dos cuidados que os profissionais da saúde precisarão ter para lidar com a situação.
Além de sinais do coração e batimentos, o monitor ecg consegue verificar outros dados como possíveis problemas nas válvulas do coração, aumento de cavidades cardíacas e comorbidades das coronárias. Com posse dessas informações, o profissional pode observar com mais atenção o cenário do paciente e, se necessário, tomar uma medida o mais breve possível.
Quais cuidados devo ter com o monitor ECG?
Realizar a limpeza dos cabos e garantir que o paciente não se movimente são alguns dos cuidados principais ao utilizar o monitor ecg. De maneira geral, existem cuidados que você precisa ter enquanto utilizar o aparelho, antes de usá-lo e após o uso, sendo todos esses bastante importantes para a boa durabilidade e ótima precisão dos resultados obtidos.
Como cada cuidado pode ser decisivo para o melhor uso do aparelho, é interessante conferir todos eles isoladamente para assegurar que o exame ocorra da maneira desejada. Dessa forma, tanto o paciente como o profissional podem ficar mais tranquilos e terem mais certeza de que a operação poderá ocorrer.
Garantir que o paciente esteja imóvel
É necessário ter certeza de que o paciente esteja imóvel para usar o monitor ecg, tanto para que os valores não se alterem, como para os cabos não arriscarem se soltar ou sofrerem danos. Observe se a pessoa apresenta tremores durante a realização da prática, já que isso pode indicar que a posição não está tão confortável.
O paciente também deve retirar as joias ou apetrechos do braço, punho ou pescoço, para que o exame tenha um resultado mais preciso. Como esses elementos acabam pressionando a região, os valores que saem no monitor podem sofrer alteração, o que exige que o profissional repita o uso do aparelho para obter medições mais adequadas.
Orientar o paciente a não praticar atividade física antes de fazer o exame
O profissional precisa orientar o paciente a não realizar atividades físicas para uso do monitor ecg justamente para os valores dos batimentos cardíacos não sofrerem alterações. Junto a isso, também é necessário que o profissional peça para o paciente ficar em uma posição confortável durante o exame, também para evitar mudanças nos valores.
Caso o paciente não tenha podido evitar o esforço físico (há casos em que a pessoa precisou vir para a clínica a pé, por exemplo), oriente-o a esperar um tempo até que seus sinais vitais se normalizem. Também é interessante perguntar se a posição está confortável durante a realização do exame, para ter maior certeza de que o paciente está bem.
Desligue o equipamento corretamente após o uso
É indispensável desligar o monitor ecg após fazer o uso para evitar que ele consuma energia de sua clínica ou possa sofrer danos com possíveis quedas de energia no local. Sempre verifique se o aparelho está completamente desligado antes de sair do consultório.
Essa pequena checagem pode evitar que você tenha altos gastos com manutenções e reparos feitos no aparelho futuramente. Além disso, essa cautela evita a transmissão de erros nos valores obtidos em exames realizados após possíveis problemas na parte elétrica do aparelho e garante assim mais segurança ao paciente.
Limpe os cabos e busque por possíveis deformações neles
Garantir que os cabos estejam limpos e retirar os restos de gel que possam haver neles é um cuidado essencial para proporcionar maior durabilidade ao aparelho. Além disso, procure por possíveis deformações nos cabos ou danos nos fios para evitar que ocorram falhas no isolamento desses componentes para exames futuros, fatores esses que comprometem a precisão dos resultados obtidos.
Não é difícil perceber que os diversos aparelhos para as operações precisam de cuidados, seja o monitor ecg ou diferentes instrumentais cirúrgicos como pinças e bisturis. Assim, garantir a compra deles com a maior qualidade possível permite que você somente se preocupe em ter cuidados básicos, e não gastar muito com manutenções ou trocas frequentes.
Para garantir esses itens da melhor forma possível, é interessante conhecer toda a vastidão do catálogo que nós da Endocommerce oferecemos para você. Com toda a experiência e cuidado que acumulamos na área, há grandes chances de você conseguir aprimorar a qualidade de suas operações com o uso de materiais adequados.
Vale a pena adquirir o monitor ECG?
Sim. Além de ser um equipamento bastante útil, ele permite que os cirurgiões e os outros profissionais que participam de operações tenham certeza da estabilidade do paciente durante as práticas. Dessa forma, basta que você possa contar com um local em que se possa buscar uma boa variedade de monitores com ótima qualidade.

Quando se trata de adquirir monitores, a Endocommerce oferece um catálogo amplo para você conferir e escolher a opção que mais se encaixa para a sua clínica. Temos bastante experiência no mercado e também oferecemos instrumentais cirúrgicos excelentes para sua equipe guiar as operações com excelente cuidado.
Conosco, você também pode utilizar o nosso sistema de Endopontos para obter descontos em compras futuras por meio da acumulação de pontos em suas aquisições. Assim, torna-se bem mais fácil realizar as operações com ótima qualidade e, assim, alavancar bem a sua carreira na área!