Móveis hospitalares essenciais são todos aqueles vistos em áreas médicas e responsáveis por entregar qualidade, aconchego e funcionalidade nos processos da área de saúde. Esses móveis têm finalidades específicas e precisam ser eficientes ao fornecer plena organização a quem atua na área e também aos pacientes.
Você conhecerá agora sobre os móveis, as camas, macas e demais artigos que precisam fazer parte de um hospital.
O que são móveis hospitalares?
São produtos que oferecem organização e permitem complementar uma sala de consultório com tudo o que for necessário, a fim de promover conforto aos pacientes. Um local alinhado e sem qualquer bagunça faz com que as pessoas se sintam seguras em procurar pelo atendimento de um médico.
Além disso, os móveis possibilitam guardar documentos e fichas dos pacientes, manter instrumentos bem armazenados e protegidos contra perdas, onde também ficam esterilizados e seguros para o uso em exames e procedimentos.
Quais são as características dos móveis hospitalares?
São caracterizados por conforto, segurança e durabilidade, não estragando facilmente, além de permitirem praticidade em sua higienização de tempos em tempos para garantir segurança aos pacientes.
Os móveis hospitalares essenciais trazem mais humanidade àquele ambiente, portanto, precisam ser confortáveis, não oferecer perigos e ter cores neutras. As escolhas devem se basear sempre no que o hospital deve transparecer aos pacientes, onde a intenção é gerar confiança desde o período de espera até o atendimento.
Para que servem os móveis hospitalares?
Tem a função de manter o ambiente mais organizado, onde a pessoa fica sentada na sala de espera aguardando a sua vez no atendimento, por exemplo. Já no consultório, ocorre o diálogo com o médico, em que a cadeira precise ser segura e confortável, assim como a maca de exames.
Quais os benefícios oferecidos por esses móveis?
Segurança, ergonomia, satisfação, comodidade, funcionalidade e praticidade na hora de conduzir a limpeza ou manutenção são características benéficas a se levar em consideração. O processo de limpar não pode ser complicado, portanto, a escolha do material deve ser adequada às necessidades do hospital.
Quais os principais tipos de móveis hospitalares?
Há diversos móveis adequados para adicionar aos ambientes hospitalares, porém é necessário entender a função de cada um, a fim de fazer a escolha correta. Cada mobília deve oferecer aconchego porque os pacientes já sofrem com desconfortos e por este motivo procuram o hospital, portanto, a comodidade é mais do que obrigatória.
Camas hospitalares
As camas hospitalares não podem ter colchões finos em que os pacientes se deitem e sintam toda a estrutura do móvel. Dessa forma, cabe a você e sua equipe decidirem pela melhor opção para efetuar a compra e assegurar o conforto de um paciente que precise de repouso adequado.
Qual o melhor modelo para um paciente?
Para trazer praticidade e conforto, as motorizadas são ótimas escolhas a se fazer. Este é um tipo de cama que envolve mais tecnologia que permite modificar a posição para não sentir dores na necessidade de se movimentar.
Camas manuais com rodinhas são móveis hospitalares essenciais por permitirem a locomoção do paciente em determinadas alas do hospital, assim a equipe não precisa transferi-lo a uma cadeira de rodas, evitando um deslocamento desnecessário que gere desconforto no acamado.
Macas hospitalares
As macas de hospital devem ter um estofado bem confortável e fácil de sentar enquanto o paciente é atendido. Há modelos que apresentam armários na lateral, o que permite guardar luvas e demais objetos de uso regular a fim de otimizar o trabalho.
Poltrona hospitalar
As poltronas são essenciais na hora de fazer a coleta de sangue, aguardar pela chamada na sala de espera ou para qualquer exame variado, devendo apresentar também praticidade na hora de limpar e uma estrutura que permita seu uso por muito tempo.
Mesa auxiliar
Hoje em dia, existem diversas mesas hospitalares que não podem faltar já que fornecem utilidades diárias. Para fazer a escolha certa, é necessário conhecer os principais modelos para adquirir:
- Mesa de curativo com rodinhas;
- Mesa auxiliar cirúrgica;
- Mesa auxiliar de inox com varandas;
- Mesa com bandeja;
- Mesa com alças.
É sempre recomendado que a compra de móveis hospitalares seja feita em um local conceituado, que ofereça produtos duradouros, de alta qualidade e que não estraguem facilmente com o uso constante que um consultório requer. A Endocommerce possui uma diversidade de mobílias próprias ao hospital, onde você consegue encontrar os melhores e mais robustos modelos, além de acrescentar qualidade e conforto ao seu local de trabalho.
Armário vitrine com portas
Para comprar o armário hospitalar certo, você deve verificar se há uma vitrine e portas fáceis de abrir e fechar, onde se mantenha organizado os principais artifícios de consultas. São móveis recomendados para facilitar a inserção de algodões, alguns medicamentos básicos ou produtos de curativos.
Cadeira para coleta
As cadeiras de coletas de sangue são necessárias em todos os hospitais, podendo ter as braçadeiras ou apoio frontal. Você pode adquirir os dois modelos ou optar apenas pelos estilos mais confortáveis aos pacientes, com os apoios para os braços.
Como escolher um armário hospitalar seguro e eficiente?
É necessário fazer a análise do produto com atenção, abrir e fechar as portas, verificar se as prateleiras estão bem fixas no lugar ou se trepidam. A parte de baixo, referente aos apoios dos pés, devendo se manter sempre fixa no chão a fim de não pender para os lados.
Além disso, os móveis hospitalares essenciais devem ser espaçosos para armazenar tudo o que for necessário. Não pode ser apertado ou conter poucas prateleiras e compartimentos, porque se a sua intenção é a de guardar mais objetos, a sua escolha deve se basear apenas no tamanho certo, segurança e eficiência.
Qual a diferença entre um leito hospitalar manual e um leito hospitalar elétrico?
Os leitos manuais exigem que os enfermeiros e a equipe técnica façam a escolha da melhor posição aos pacientes, e nesses casos o acamado precisará de auxílio para se movimentar. No caso do modelo elétrico, a própria pessoa fica responsável por modificar a postura como desejar, sem ter que chamar nenhum técnico de enfermagem.
Quais os acessórios disponíveis para os leitos hospitalares?
O principal e mais procurado é a cortina com a função de dividir cada leito entre os pacientes, oferecendo comodidade e privacidade, e as suas cores tendem a ser mais fortes, como o azul-marinho. No entanto, há mais acessórios que você verá agora:
- Barra com trapézio de leito;
- Grades de cama;
- Trilho para cama;
- Trilhos de proteção;
- Capas de proteção ao colchão.
Na hora de comprar móveis hospitalares, você precisa analisar o que não pode faltar a fim de trazer conforto aos pacientes. Dessa forma, é indispensável escolher os produtos da Endocommerce para agregar ao ambiente e torná-lo organizado.
Vantagens de um colchão hospitalar de alta qualidade
Traz conforto ao paciente, não causa dores nas costas e permite que o descanso seja feito adequadamente. As chances de estragar são mínimas e se tem praticidade ao longo do dia, desde a troca da muda de lençóis, até o momento de dormir.
Os móveis hospitalares essenciais não devem ser escolhidos com base em valores muito baixos, porque o preço mais em conta pode nem sempre entregar qualidade aos seus respectivos usuários. Então sempre tenha atenção com preços muito suspeitos.
Como escolher a maca hospitalar adequada para cada necessidade?
As macas precisam ser escolhidas conforme o tipo de atendimento a se oferecer. Ou seja, se o paciente passará apenas com o clínico, a maca mais simples e confortável é ideal para este processo, porém, se for uma maca mais robusta para transportar pacientes, esta deve conter rodinhas e trilhos de proteção.
O que é um suporte de soro?
Os suportes são mecanismos que auxiliam no transporte do soro para onde for necessário, o que evita deixar o paciente preso à cama por longas horas. Permite haver a locomoção quando houver necessidade, no caso de frequentar o banheiro, por exemplo.
Quais os tipos de suporte de soro?
Há alguns tipos de suportes feitos para melhor acomodar cada um dos pacientes e evitar desconforto durante os cuidados clínicos. Agora, você verá os principais e mais frequentes de se encontrar em hospitais e ambulatórios:
- Suporte de soro para parede;
- Suporte de inox;
- Suporte de soro com rodízios.
Este é um dos móveis hospitalares essenciais, pois quando o paciente tem a permissão de levantar da cama e caminhar um pouco, a recomendação é sempre usar o modelo de rodízios, dessa forma, ele apenas arrasta o objeto para onde precisar frequentar.
Cadeira de rodas para uso hospitalar
As cadeiras de rodas são peças essenciais a qualquer ambiente médico, porque os pacientes que não conseguem andar precisam de tranquilidade na hora de ser transportados.
Dicas para escolher a cadeira de rodas ideal
O primeiro passo é escolher pela quantidade suportada de peso, onde acima de 150kg é recomendável para melhor comportar cada paciente. Os diâmetros precisam ser analisados, porque não devem deixar as pernas juntas e o assento deve fornecer segurança.
Como escolher os melhores móveis hospitalares?
É necessário analisar cada setor do hospital a fim de entender o que deve ou não ter utilidade no momento. Escolha pelo tamanho, pela qualidade do material e claro, pelo conforto fornecido na hora de sentar ou deitar.
Principais critérios para a escolha
Você deve avaliar o estofado e qual o tipo, se é agradável de sentar e se é prático de limpar. Os móveis não podem empenar, portanto, precisam ser de alta qualidade e sempre de tons mais claros, assim como as camas que devem ser resistentes e duradouras.
Quais as tendências recentes em móveis hospitalares?
Camas e poltronas ergonômicas, macas e cadeiras de rodas, assim como os suportes de soro e armários são as maiores escolhas de muitas pessoas que atuam no meio médico. São artigos fundamentais que melhoram a experiência de cada paciente e possibilitam manter o local organizado.
O que é uma mesa de exame médico?
São próprias para acomodar o paciente e fazer com que os exames aconteçam de maneira eficiente. Elas são vistas com facilidade em qualquer consultório, já que são necessárias para examinar os pacientes, desde auscultar os batimentos cardíacos até analisar a respiração.
Características de uma mesa de exame médico
Alguns dos modelos são mais simples com cores variadas entre preto, branco ou azul, e tem uma leve inclinação na área da cabeça. O estofado é um pouco mais fino, já que é uma mesa feita apenas para atendimentos rápidos.
O que considerar ao escolher móveis hospitalares para UTI?
A segurança e o conforto, bem como a praticidade, são características essenciais para realizar uma escolha adequada e que não cause ainda mais problemas aos pacientes. Os produtos não podem ser desconfortáveis ou impossíveis de limpar, portanto, é um cuidado que você e a sua equipe precisam ter na hora de escolher os móveis e acessórios corretos.
Critérios de segurança a se considerar na hora da escolha dos móveis
Os trilhos de proteção e as grades, assim como as cortinas e os suportes de soro devem ser levados em consideração. Os lençóis de cama e os de cobrir precisam ser confortáveis e confeccionados com materiais que não causem alergias na pele dos acamados.
Analisar a qualidade dos móveis hospitalares essenciais é primordial a fim de observar se não estragam, se são agradáveis para o repouso e se não são difíceis de limpar.
É possível personalizar o móvel hospitalar para atender a uma necessidade específica?
É bem comum poder personalizar ou já comprar produtos personalizados, que é o caso dos voltados aos hospitais infantis ou maternidades. O uso de estampas coloridas, de animais ou brinquedos são essenciais para criar uma atmosfera especial e divertida aos pais ou as crianças.
Além disso, se você trabalha na área ginecológica, conseguirá escolher por cada um dos móveis hospitalares essenciais na cor que quiser, desde o rosa, até o preto, branco ou bege. Para tornar o atendimento mais agradável e menos assustador, os tons de lilás e roxo mais claro são ideais.
O que é um mobiliário hospitalar ergonômico?
É um produto que mantém a postura alinhada, traz comodidade e evita causar cansaço, dores ou qualquer desconforto. Por ser um produto voltado às áreas clínicas, o paciente não terá dores na lombar ou nas costas e conseguirá se recuperar no tempo previsto.
Os móveis hospitalares essenciais precisam ser ergonômicos para melhor atender os clientes, desde a sala de recepção, até a conversa com o médico ou a internação.
Importância de humanizar o ambiente hospitalar
Estar em um hospital já não é uma situação muito confortável, portanto, as cores, conforto e organização promovem uma boa sensação nas pessoas. Elas se distraem com as tonalidades, se sentem bem cuidadas e seguras onde estão.
Como os móveis hospitalares ajudam nesse processo?
Os móveis ficam responsáveis por criar aconchego ao longo do processo de espera na recepção e auxiliar no atendimento entre médico e paciente ao longo da consulta. O ato do hospital cuidar com carinho de cada pessoa que chega ao local faz com que deixem de temer pelo processo de consulta e tratamento e consigam relaxar.
É possível alugar móveis hospitalares?
Há a possibilidade, porém é necessário escolher sempre por uma empresa especializada no assunto. Não são todas as companhias que realizam este aluguel, já que a maioria se encarrega de vender para melhor comportar o hospital.
Comprar móveis hospitalares é sempre o mais adequado, pois você tem a garantia de permanecer com os produtos mesmo após longos anos. Claro, os cuidados devem ser mantidos a fim de deixá-los com aspecto de novos e não estragar.
Como garantir a manutenção adequada dos móveis hospitalares?
Quando for o momento de realizar a manutenção, é necessário conversar com uma empresa voltada ao conserto dos móveis no geral. Alguns terão de ser descartados devido ao tempo de uso e o desgaste gerado, tornando-se inviáveis de acomodar os pacientes, mas ao adquirir móveis com boa durabilidade, essas chances diminuem muito.
Qual a frequência indicada para fazer a manutenção?
Dependerá do fluxo de uso, onde a recomendação é analisar os sinais dados por todos os equipamentos e solicitar uma manutenção adequada para manter o móvel utilizável. A cada 6 meses a 1 ano, após fazer uma boa análise do estado dos móveis, é interessante entrar em contato com os profissionais da área para solicitar reparos.
Produtos de limpeza mais adequados para cada equipamento
Para todos os móveis, o uso de detergente líquido neutro e álcool em 70% são os mais recomendados. O monopersulfato ou os quaternários de amônio também são usados para manter todos os equipamentos bem limpos e sem risco de contaminar os pacientes.
O que fazer em caso de mau funcionamento dos móveis hospitalares?
É necessário entrar em contato com o estabelecimento em que você fez a compra, apresentar os problemas e solicitar por uma troca se estiver no prazo de garantia. Ter as notas fiscais de cada produto guardadas é indispensável para comprovar o tempo de compra e exigir a substituição.
Os móveis hospitalares essenciais não podem estragar nos primeiros dias de uso e, caso aconteça, significa que os demais equipamentos estão em péssimas condições e precisam ser trocados.
Qual a média de preço dos móveis hospitalares?
Os móveis usados neste segmento podem ser encontrados a partir de R$500,00 a depender do que você precise adquirir para acrescentar no hospital. Alguns dos móveis tem um valor mais em conta, outros como as camas tendem a ter um preço mais elevado devido às suas características e funcionalidades mais complexas.
Ótimos produtos tendem a ser mais caros, porém se a sua intenção é a de fornecer comodidade com os móveis hospitalares essenciais aos pacientes, não se preocupe com os preços e sim com seus benefícios.
Onde comprar móveis hospitalares?
Você pode fazer a sua compra com a Endocommerce, responsável por entregar produtos de qualidade, duradouros, confortáveis e ideais para qualquer setor hospitalar. Se você busca por excelência, ergonomia e quer tornar a rotina dos pacientes melhor, compre com uma marca de confiança.
Entender a necessidade de adquirir bons móveis hospitalares é importante para melhor equipar um consultório, assim melhorando a qualidade de trabalho dos profissionais e conferindo aos pacientes segurança e conforto.