Como é feita a anestesia inalatória na Medicina Veterinária?

anestesia inalatória

Na medicina veterinária, a anestesia inalatória é feita com o auxílio do aparelho de anestesia e cuidadosa administração de anestésicos voláteis ou gases com o efeito. Todo esse aparato permite que o animal fique no estado ideal para que se possam realizar as operações necessárias e retornar a consciência sem problemas.

Por se tratar de uma prática extremamente importante para a realização de procedimentos cirúrgicos nos animais, muitos profissionais investem nos produtos demandados pelo procedimento, mesmo com os altos custos para manutenção. Desse modo, pode-se proporcionar uma ótima operação para os animais.

O que é a anestesia inalatória?

A anestesia inalatória é uma técnica que utiliza anestésicos, cuidadosamente administrados, para fazer com que o paciente entre em um estado em que não sinta dor. Tudo isso é feito através das vias respiratórias, de forma a garantir a absorção em quantidade apropriada do medicamento, a fim de evitar complicações.

No entanto, também é necessário assegurar que as operações sejam feitas com instrumentos adequados para possibilitar que o animal possa passar por elas de maneira segura. Desse modo, é necessário que o profissional da área veterinária conte com instrumentos cuidadosamente projetados para o exercício da prática médica.

Portanto, conhecer a variedade de instrumentais cirúrgicos da Endocommerce é indispensável para assegurar a presença de ferramentas de qualidade para as cirurgias. Explore toda a variedade que disponibilizamos em nosso site para escolher os itens mais apropriados para suas atividades na medicina veterinária!

Como a anestesia inalatória funciona?

O funcionamento da anestesia inalatória ocorre com o uso de anestésicos voláteis ou gases que atuam no organismo do animal através da sua passagem pelo sistema respiratório. A absorção do agente acontece nos pulmões, chega na corrente sanguínea e percorre o caminho até o sistema nervoso central para gerar o estado indolor.

Após o animal alcançar esse estado, basta realizar as operações desejadas e diminuir a intensidade dos anestésicos lentamente até que seja recobrada a consciência. Devido a essas características, é necessário que o médico da operação acompanhe os procedimentos a todo momento, para assegurar que as quantidades corretas de anestésico estão sendo ministradas.

Quais são as diferenças entre anestesia inalatória e injetável?

Enquanto a anestesia inalatória é absorvida por meio de vapores anestésicos, a injetável se vale de líquidos anestésicos aplicados de maneira intravenosa no animal. De modo geral, podemos reunir todas as principais diferenças entre as duas técnicas abaixo:

ANESTESIA INALATÓRIA:ANESTESIA INJETÁVEL:
O animal recebe o gás anestésico após ser entubado e continua inalando quantidades controladas pelo médico.O animal recebe o anestésico na veia que deverá ser metabolizado por todo o organismo até o aparecimento do efeito desejado.
As chances de ocorrerem complicações com anestesia inalatória são bem pequenas devido ao grau de controle que se tem tanto dos anestésicos fornecidos ao animal como também dos sinais vitais dele.O risco de complicações na anestesia injetável tende a ser maior, como o caso das reações alérgicas ou problemas com a quantidade.
Os custos com a anestesia inalatória tendem a ser bem altos devido ao alto preço de aparelhos para administração do anestésico.
A exigência da presença de um médico o tempo inteiro para administrar as quantidades de anestésico também é um fator que encarece a técnica.
A anestesia injetável é a versão mais tradicional da técnica e, por isso, é mais barata.

Ainda, a anestesia inalatória apresenta um excelente grau de eficiência, mas os custos que a clínica possui para mantê-la a tornam menos acessível que a injetável. Por isso, torna-se muito complicado para alguns locais oferecerem esse modelo de anestesia.

Como é feita a anestesia inalatória?

O procedimento para anestesia inalatória tem início com a sedação do animal e o posicionamento do tubo endotraqueal. Em sequência, coloca-se o ventilador para os anestésicos serem inalados pelo animal e que o fazem entrar no estado desejado para as operações cirúrgicas a serem concluídas.

No decorrer do procedimento, o médico vai regular cuidadosamente as quantidades de anestésicos utilizados, de modo que as quantidades não sejam exageradas. Após terminar a cirurgia, o médico reduz lentamente a anestesia administrada até que o animal recupere a consciência. Vale mencionar que o animal deverá ficar com o tubo endotraqueal durante todo o processo.

Quais materiais são utilizados na anestesia inalatória?

Os anestésicos inalatórios como óxido nitroso, isoflurano e sevoflurano juntamente do aparelho de anestesia são os materiais necessários para realizar a anestesia inalatória. Com eles, pode-se administrar corretamente as quantidades necessárias e assegurar que o animal esteja pronto para realizar as operações sem dor.

Além desses materiais, cabe ao profissional da área veterinária contar com excelentes instrumentais cirúrgicos para realizar as operações necessárias. Para isso, basta contar com um negócio confiável e que ofereça as ferramentas em melhor estado para evitar problemas nas atividades.

Contar com a Endocommerce é a melhor maneira de obter instrumentais cirúrgicos com ótimo preço e qualidade. Nossa experiência e amplo catálogo nos permitem fornecer a você uma excelente variedade para auxiliar nas suas operações na área de medicina veterinária!

Vantagens da anestesia inalatória

Segurança e um controle preciso da quantidade de anestésico são algumas das vantagens de se utilizar a anestesia inalatória na medicina veterinária. Com elas, podem-se realizar operações com maior segurança e proporcionar uma experiência melhor para o animal. Além dessas vantagens, existem outras muito relevantes que não devem ser ignoradas por quem fará operações na medicina veterinária – confira:

Vantagens da anestesia inalatória
Fonte/Reprodução: Original

Segurança

Ter mais segurança na operação é uma das grandes vantagens da anestesia inalatória na medicina veterinária, já que a presença do aparelho de anestesia permite um ótimo controle da intensidade do gás utilizado. Além disso, pode-se realizar um monitoramento atento do animal e detectar possíveis reações problemáticas ao tratamento.

Velocidade

A anestesia inalatória é bem mais rápida, o que a faz ser a principal opção para em casos de cirurgias urgentes no animal. Com isso, pode-se realizar as operações sem perda de tempo em excesso e, assim, ter mais chances de obter os resultados desejados nas cirurgias.

Controle da quantidade

Com a anestesia inalatória, o profissional pode regular melhor a quantidade de anestésico ofertado para o animal. Dessa forma, evitam-se episódios de superdosagem e pode-se obter mais chances de resultados melhores durante a operação, além de evitar possíveis danos ao animal.

Melhor experiência ao animal

Proporcionar uma melhor experiência ao animal acontece justamente por conta da indução da anestesia inalatória ser mais lenta. Assim, é possível uma transição mais suave à sedação, o que diminui consideravelmente o nível de estresse do animal que é operado e permite melhores resultados na atividade cirúrgica.

Boa recuperação cirúrgica

A boa recuperação cirúrgica acontece porque o animal volta rapidamente quando o fornecimento do gás é cortado. Considerando aqueles que já possuem algum histórico de problemas ou apresentam uma situação de difícil resolução, essa garantia de recuperação devido a um maior controle do anestésico é mais crucial ainda para as operações.

Conclui-se, portanto, que a anestesia inalatória na medicina veterinária é uma técnica extremamente importante e que não pode ser ignorada pelos profissionais da saúde que desejam proporcionar cirurgias precisas. Dessa forma, basta contar com um ambiente no qual se possa obter os materiais necessários para a realização das operações desejadas.

Nesse sentido, o catálogo que nós da Endocommerce oferecemos pode ser de muito interesse. Além da variedade de produtos para diversas operações que reunimos com nossa experiência, a qualidade empregada na fabricação de cada item pode ser o fator decisivo para você realizar seus procedimentos cirúrgicos da melhor forma possível!

Picture of B20 b20

B20 b20

Compartilhe esse material:
Está com alguma dúvida?
Entre em contato conosco!

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Postagens recentes

Postagens relacionadas