Saiba quais são as 18 principais cirurgias em animais de pequeno porte

Saiba quais são as 18 principais cirurgias em animais de pequeno porte

Procedimentos cirúrgicos, como a esofagotomia, gastropexia, uruoabdome e desobstrução uretral são feitos em casos nos quais os animais de pequeno porte não reagem aos cuidados convencionais. O veterinário vai conversar com o tutor para entender como o bichinho tem se sentido nos últimos dias e, a depender da situação, a solução pode ser cirúrgica.

Portanto, é importante que os donos tenham atenção quanto aos sinais e sintomas evidenciados pelos pets, como alterações comportamentais, perda de apetite, vômitos, diarreia e debilidade. E, para realizar os procedimentos com segurança, o veterinário pode contar com os melhores instrumentais, disponíveis no nosso catálogo da Endocommerce.

Cirurgias para remoção de corpos estranhos

Da mesma maneira que os humanos podem broncoaspirar objetos sem querer, os animais de pequeno porte costumam colocar objetos menores na boca, mas não conseguem removê-los sozinhos. Isso faz com que os donos precisem levar o cachorro ou gato ao veterinário para receber atendimento imediato.

Esofagotomia

A esofagotomia é a abertura do esôfago, feita quando corpos estranhos podem obstruir parcial ou totalmente o órgão do animal de pequeno porte e causam disfagia, vômito ou refluxo. O tratamento é iniciado pela radiografia para analisar a situação e, caso seja decidido, o médico vai realizar a cirurgia.

Gastrotomia

A gastrotomia é a abertura estomacal para a retirada de um corpo estranho, indicada caso haja ingestão acidental de roupas, brinquedos, ossos ou lixo, é comum entre os animais e a cirurgia pode ser feita caso o item tenha se alojado no intestino ou perfurado a região. O veterinário realiza a abertura estomacal para remover com os instrumentais corretos o que está prejudicando o bem-estar do bichinho, fecha a região através da sutura. 

Os tutores precisam ter atenção quanto aos sintomas que incluem vômito, falta de apetite, dores abdominais, desidratação e diarreia com ou sem sangue. No momento que o animal deixar de comer, deve-se procurar ajuda clínica imediata para o especialista verificar o caso.

Esofagectomia

Os tratamentos para casos de corpos estranhos podem ser feitos através da esofagectomia, que é a abertura do esôfago. Para remover os corpos estranhos do organismo animal, é importante trabalhar com instrumentais próprios para auxiliar na remoção dos objetos, que podem ser adquiridos na Endocommerce. 

Enterotomia

A enterotomia realiza a abertura de uma área do intestino para remover um corpo estranho que o animal engoliu acidentalmente. Todo o processo é realizado após a anamnese ser feita, dessa forma, o veterinário pode solicitar a radiografia para analisar onde se encontra o corpo estranho. Se a situação for extremamente grave, o profissional vai recorrer ao método cirúrgico para retirar o item ingerido pelo bichinho.

Cirurgia de Intussuscepção

Cirurgias de intussuscepção são feitas em animais de pequeno porte em casos de infecções que os prejudicam, sendo uma emergência clínica que envolve o intestino. Neste procedimento, ocorre a invaginação intestinal em outra parte do órgão e ela é feita em casos de movimentação interna.

Enterectomia 

A enterectomia é a retirada de uma parte do intestino e é feita somente se a lesão for irreversível. O veterinário faz uma incisão na área intestinal ferida para remover o responsável pela obstrução, usando de instrumentais cirúrgicos próprios para garantir a preensão do tecido animal corretamente.

Enteroanastomose

Enteroanastomose é uma cirurgia feita para reconstruir uma parte do intestino danificada por um corpo estranho ingerido por animais de pequeno porte. Tal cirurgia é indicada somente se a região foi obstruída por traumas, objetos ou isquemia, sendo necessário que o profissional avalie a condição da espécie antes de iniciar o tratamento.

Cirurgia de Dilatação vólvulo gástrico

A DVG, sigla para dilatação vólvulo gástrico, ocorre quando o estômago animal está cheio de gás e dilata, o que causa uma rotação do órgão. Os cães, por exemplo, podem vomitar, salivar excessivamente, ter dispneia ou timpanismo gástrico, sintomas que precisam ser analisados pelos tutores para procurar ajuda veterinária.

Gastropexia

O profissional veterinário que atender o cachorro vai realizar a cirurgia de gastropexia, que é a fixação do estômago para evitar que o órgão rotacione. Esta é uma intervenção que auxilia a prevenir a dilatação vólvulo gástrico e pode ser feita por incisão, via circuncostal ou por gastropexia, com um tubo.

Esplenectomia

A esplenectomia é a retirada parcial ou completa do baço de animais de pequeno porte e a cirurgia, indicada somente em casos de neoplasias, traumatismos ou obstrução ocasionada pela DVG. Por nem sempre ser necessário retirar totalmente o órgão, o veterinário precisa ter atenção no momento da sutura para evitar que hemorragias aconteçam.

Cirurgia de urgência mais comuns

Nos casos mais graves, pode ser necessário realizar cirurgias urgentes nos animais de pequeno porte, como cirurgia endoscópica e oncológica, e são feitas em casos de risco de vida. O foco do veterinário é estabilizar o quadro do bichinho para evitar que a situação piore e ele possa vir a óbito em decorrência de atendimento tardio.

Rupturas esplênicas: Esplenectomia parcial e Esplenectomia total 

O veterinário pode encaminhar o animal de pequeno porte para a cirurgia de esplenectomia parcial, que consiste na retirada de uma parte do baço, caso o cachorro sofra traumatismo ou obstrução. Se o quadro do paciente for mais grave ao ser diagnosticado com massas no órgão ou for analisada a ruptura, vai ser feita a remoção integral.

Uroabdome: Cistorrafia

A cistorrafia em cães e gatos é um problema que causa a ruptura da bexiga e por consequência, a urina passa para a região abdominal. Para corrigir a condição, é realizada a cirurgia de uroabdome. O profissional que vai cuidar do caso pode precisar de uma sonda, disponível na Endocommece, para esvaziar a área uretral do animal. 

Obstrução uretral: Uretrostomia  

A obstrução uretral é o rompimento da uretra e é mais frequente em animais machos, sendo a uretrostomia uma cirurgia de orquiectomia para remoção de sedimentos e correção da condição. Gatos e cães podem apresentar sintomas como dor na hora de urinar, xixi acompanhado de sangue, debilidade, vômito, fraqueza e perda de apetite. 

Tutores que notarem o comportamento estranho devem procurar o veterinário imediatamente para exames de sangue serem feitos. Em casos extremos, pode ser necessário realizar a uretrostomia na área perineal ou escrotal, sendo este um fator que pode variar conforme a gravidade do caso.

Piometra: ovariosalpingohisterectomia

A piometra é uma infecção causada por bactérias que atingem o endométrio das gatas e cadelas que não castradas. O tratamento é a intervenção cirúrgica, conhecida como ovariosalpingohisterectomia, que é a remoção do útero e ovários, procedimento este mais conhecido por castração, e é a única maneira de impedir que a doença seja desenvolvida.

Cirurgia oftálmica veterinária

As cirurgias oftálmicas são intervenções que visam corrigir traumas ou realizar enucleação que é a retirada do globo ocular. O veterinário, antes de considerar a cirurgia, analisa qual o problema que afeta a visão do cachorro ou gato. Em casos de úlcera da córnea e protrusão da glândula da terceira pálpebra indicadas através dos exames, o especialista vai iniciar a cirurgia para impedir que o animal de pequeno porte perca a visão.

Cirurgia ortopédica veterinária

A luxação da patela, hérnia de disco e displasia coxofemoral são as mais comuns cirurgias ortopédicas que são procedimentos feitos para tratar e corrigir estas condições e proporcionar melhor recuperação ao animal. 

Cirurgia ortopédica veterinária
Fonte/Reprodução: original

O veterinário vai analisar o caso do paciente para entender o problema com base nos sintomas que o pet tem sentido no decorrer dos dias. Os principais sinais e sintomas ortopédicos envolvem:

  • Falta de apetite;
  • Dor para andar;
  • Dificuldade para andar, levantar ou deitar;
  • Caminhar com 3 patas;
  • Lavar excessivamente a região machucada;
  • Permanecer na mesma posição.

Nenhuma dessas condições são normais e se o dono do cachorro perceber um dos sintomas, é importante conversar pessoalmente com um médico-veterinário. Em casos graves, pode ser necessário realizar a cirurgia, por isso, é indispensável que o profissional tenha os melhores instrumentais adquiridos conosco da Endocommerce.

Tratamento periodontal veterinário

É comum que os animais tenham acúmulo de tártaro e precisem passar por cuidados odontológicos para que a raspagem seja feita. O procedimento é realizado com a aplicação de anestesia geral para evitar que os pacientes fiquem estressados e garantir que tudo corra bem. 

No entanto, se a raspagem não for realizada, bactérias podem se alastrar na boca do animal e inflamar a gengiva. Caso os microrganismos cheguem na corrente sanguínea, o pet pode desenvolver infecções graves e prejudiciais aos órgãos como rins, fígado e pulmões.

Cirurgia abdominal veterinária 

Em animais de pequeno porte são realizadas cirurgias abdominais para retirar corpos estranhos presos na região e fazer a correção de hérnia via umbilical ou perineal. Com relação à esplenectomia nos cães e gatos, o procedimento é feito em situações traumáticas, hemorrágicas intensivas, torções esplênicas e neoplasias, por exemplo.

Cirurgia de endoscopia veterinária

A endoscopia é um procedimento realizado através de um tubo longo acompanhado de uma câmera que é introduzido na boca de um cachorro. Com o instrumento, o profissional vai conseguir localizar em qual parte do organismo da espécie se encontra o corpo estranho para fazer a retirada. 

Os instrumentais endoscópicos são essenciais e você vai encontrar os produtos diretamente em nossa loja. Nós, da Endocommerce, contamos com um catálogo composto por gel para endoscopia, pinça para retirada de corpo estranho e alças de alta qualidade.

Cirurgias oncológicas e biópsias veterinária

Procedimentos cirúrgicos para animais de pequeno porte com câncer consistem em ressecção para remover parcial ou totalmente o tumor, cirurgia de Mohs que serve para tirar camadas tumorais e a paliativa que auxilia a diminuir o tamanho da neoplasia. 

O veterinário realiza a biópsia excisional que tem a função de remover totalmente o tumor ou realiza a incisional para coletar uma amostra de tecido e enviar ao laboratório para análise celular. A partir desse procedimento, o profissional recebe o diagnóstico e vai conversar com o tutor para falar sobre o nível da doença e quais as opções de tratamento.

Por que contar com a Endocommerce?

O catálogo da Endocommerce conta com a caixa cirúrgica para animais de pequeno porte, que vai te auxiliar nos cuidados com bichinhos. Todos os materiais são de alta qualidade, robusto, esterilizáveis e é indicado para veterinários que procuram por praticidade no momento das intervenções.

Por que contar com a Endocommerce
Fonte/Reprodução: original

Ao comprar conosco, você tem a praticidade de receber o pedido após definir o prazo de entrega ao selecionar a melhor opção de frete. Em breve, a confirmação de compra vai ser enviada ao seu e-mail cadastrado para garantir o seu acompanhamento pleno sobre cada etapa. 

Nestes casos você, profissional ou estudante de veterinária, deve contar com materiais completos para realizar cirurgias e examinar os animais de pequeno porte. Em nosso site, Endocommerce, você vai encontrar um catálogo completo para adquirir e já aproveitar as nossas excelentes ofertas de frete e pagamento!

Endocommerce

Endocommerce

Compartilhe esse material:
Está com alguma dúvida?
Entre em contato conosco!

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Postagens recentes

Postagens relacionadas