Futuro dos instrumentos cirúrgicos: inovações na medicina atual

A ciência da medicina é indistinguível da evolução tecnológica e ambos os conceitos andam unidos, inseparáveis. Desde o início da disciplina, a medicina depende do descobrimento, da aplicação e do refinamento de novas tecnologias.

E, embora essas tecnologias sejam especialmente aplicadas no estudo da saúde em si, elas passam por todos os campos da área e impactam, por exemplo, no futuro dos instrumentos cirúrgicos.

Os instrumentos cirúrgicos são essenciais para toda a área da saúde, e sem eles muitos desses procedimentos seriam impossíveis de acontecer de maneira segura e eficiente. Portanto, vale a pena conhecer como a tecnologia os influencia!

O que são instrumentos cirúrgicos?

São todo um leque de aparelhos, dispositivos e objetos utilizados para realizar uma cirurgia. Esses instrumentos podem ser úteis para o procedimento cirúrgico, se tornando necessários apenas para certas aplicações ou sendo simplesmente fundamentais para que o procedimento possa acontecer.

Cirurgias são, sem exceção, um procedimento invasivo no corpo de um indivíduo, seja para tratar um trauma, patologia, condição ou apenas para que o médico possa visualizar e realizar um diagnóstico. Por meio da cirurgia, o profissional da saúde pode retirar tecidos, tumores, aplicar remédios e corrigir deformações.

E para realizar tudo isso ele precisa, por exemplo, de um bisturi, pinça, cateter, separadores, entre outros instrumentos. Se você já entrou em um hospital, é quase certo que já viu algum desses objetos.

Quais são os últimos avanços em instrumentos cirúrgicos?

Sem dúvidas chegamos no futuro dos instrumentos cirúrgicos. Cada vez mais esses itens recebem atualizações tecnológicas e se tornam ainda mais refinados.

Em primeiro lugar podemos citar a robótica, que é uma das áreas mais promissoras da medicina, com até mesmo robôs cirúrgicos utilizando esses instrumentos. Há robôs com pinças, bisturis, entre outros equipamentos do tipo, e por meio deles é possível que profissionais façam cirurgias de modo remoto e com muita precisão.

E por falar em precisão, as novas tecnologias trazem muito mais precisão para os instrumentos usados em cirurgias.

É possível dar a esses equipamentos, em especial as lâminas como bisturis e tesouras, escalas cada vez menores e mais precisas. Suas lâminas recebem acabamentos mais finos e tem espessuras milimétricas, permitindo cortes precisos, firmes e confiáveis.

Outro avanço recente que compõe o futuro dos instrumentos cirúrgicos é a impressão 3D. As impressões 3D são de fato impressionantes, capazes de criar com facilidade os mais diversos objetos e esculturas com um grau enorme de precisão e refinamento.

E a medicina já se aproveita dessas impressões, visto que elas já estão sendo utilizadas para imprimir órgãos e próteses! E o melhor é que os materiais utilizados para criar esses objetos são biocompatíveis: até mesmo pele e tecidos poderão ser criados por esses equipamentos.

Por fim, podemos citar o uso de sensores e o chamado diagnóstico em tempo real para esses instrumentos. Já existe um bisturi chamado de iKnife, uma lâmina elétrica que, ao mesmo tempo que faz o corte, queima um pouco a pele para evitar a perda de sangue.

Ao queimar a pele, esse bisturi também analisa a fumaça e fornece dados para o profissional a respeito do estado dos tecidos e células. É um material incrível.

Quais são as tendências em instrumentos cirúrgicos?

futuro-instrumentos-cirurgicos-imagem-01-Endocommerce

As tendências que parecem pautar o futuro dos instrumentos cirúrgicos são a precisão e a praticidade. Com precisão evidenciamos a natureza cada vez menor e mais precisa das lâminas e outros instrumentos.

Por exemplo, recentemente chegou ao mercado uma agulha de 0,03 milímetros, menor que um fio de cabelo e ideal para suturar vasos sanguíneos, tendência que impera nos instrumentos cirúrgicos. Há também a utilização de sensores, que já mencionamos, que trazem uma praticidade para os instrumentos e auxiliam no diagnóstico correto.

Como elas estão melhorando a medicina?**

Esses instrumentos fornecem para a medicina os equipamentos necessários para cirurgias mais precisas em áreas sensíveis, como é o caso da neurocirurgia.

Os instrumentos também auxiliam a medicina a salvar mais vidas, como é o caso das impressões 3D, que vão trazer um avanço imenso na reposição de órgãos.

Quais são as inovações mais promissoras na área de instrumentos cirúrgicos?

Sem dúvidas as maiores promessas que temos em relação ao futuro dos instrumentos cirúrgicos são as impressões 3D e a robótica.

Dessas duas, sem dúvidas a robótica parece estar mais avançada, já que ao menos é a que tem um uso mais disseminado em hospitais do mundo inteiro.

Como a tecnologia está sendo usada nos instrumentos cirúrgicos?

Nos instrumentos cirúrgicos a tecnologia está sendo utilizada na produção desses equipamentos. Várias fábricas já se profissionalizaram para utilizar máquinas que permitem uma afiação milimétrica nos instrumentos.

A força de trabalho humana também foi reduzida, tanto para aumentar a produção quanto para gerar resultados mais precisos.

Como a impressão 3D está sendo usada para criar novos instrumentos cirúrgicos?**

Como comentamos, a impressão 3D é um uma das que mais crescem e prometem para o futuro dos instrumentos cirúrgicos.

A principal contribuição deste recurso para os instrumentos é a potencialização e a expansão de instrumentos. Se órgãos podem ser gerados por meio desse tipo de impressão, chegaremos ao ponto de chamar essas próteses de instrumentos de cirurgia! Sem dúvidas será um dos grandes avanços de toda a história da medicina.

Como a inteligência artificial está sendo usada para melhorar os instrumentos cirúrgicos?**

A inteligência artificial é utilizada principalmente para operar esses instrumentos, seja em operações por robôs ou mesmo para rastreá-los.

Isso mesmo, com a inteligência artificial é possível rastrear instrumentos e aparelhos cirúrgicos, claro, para utilizá-los em cirurgias.

Quais são as vantagens de usar instrumentos cirúrgicos assistidos por computador?

As cirurgias assistidas por computador são apreciadas por profissionais por serem minimamente invasivas. O computador permite uma precisão maior, portanto os cortes são menores e a cirurgia se torna mais segura. Essa é sem dúvidas uma das grandes contribuições para o futuro dos instrumentos cirúrgicos.

E se você deseja comprar instrumentos cirúrgicos então por que não visita o site da Endcommerce? No site da loja você pode comprar instrumentos com qualidade para receber em casa com o melhor preço e qualidade!

Não deixe de acessar o e-commerce, comprar instrumentos cirúrgicos e se preparar para as novidades que sem dúvidas irão chegar e revolucionar o mercado!

Endocommerce

Endocommerce

Compartilhe esse material:
Está com alguma dúvida?
Entre em contato conosco!

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Postagens recentes

Postagens relacionadas