Serviço Médico de Qualidade: Acompanhe as inovações médicas!

Oferecer um serviço médico de qualidade deve ser a preocupação número um de qualquer profissional da área da saúde. Todo médico tem como missão auxiliar a população a lidar com um mal antigo, que são as enfermidades, tratadas com humanidade, empatia, dignidade e propriedade.

Atualmente vivemos em um mundo com mudanças constantes e significativas em relação ao conhecimento e à tecnologia. Portanto, para realizar um trabalho de qualidade na área, é essencial estar a par das novidades médicas, daquilo que há de mais tecnológico no momento e do que será tendência para o futuro.

E essas novidades estão em todo lugar! Desde o atendimento básico, remoto, nos instrumentos cirúrgicos, na forma como o marketing é feito, entre outros.

É necessário abraçar a mudança e entender como elas vieram para impactar e auxiliar o profissional a oferecer um serviço de qualidade, atual e muito dedicado. Vamos conhecer mais sobre o assunto abaixo.

Por que é importante a evolução na área médica?

Em primeiro lugar, não devemos considerar a evolução tecnológica na área médica como um fator externo que acontece e impacta na disciplina. A evolução tecnológica é a própria medicina e o serviço médico de qualidade é o resultado desse processo.

Sem o avanço tecnológico estaríamos condenados, por exemplo, a utilizar o álcool como forma de anestesia como faziam os antigos profissionais da área. Tudo o que utilizamos na medicina é um produto da tecnologia e da evolução do conhecimento

Antibióticos, métodos de assepsia ou cirurgias, por exemplo, são produtos advindos da evolução tecnológica. Então, não devemos encarar a medicina como alheia às mudanças e ao avanço científico, mas sim como dependente e producente.

Como a evolução beneficia os pacientes?

A área da saúde depende da evolução tecnológica para garantir um serviço médico de qualidade. Doenças como varíola ou peste bovina foram praticamente erradicadas com o desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao setor.

Além disso, outras que eram gravíssimas, como a febre tifóide ou até mesmo a AIDS, têm controle, o que prova o quanto a evolução na área médica beneficia os pacientes.

Em relação ao tratamento, no caso de cirurgias ou mesmo diagnóstico, existem diversos benefícios trazidos por esses avanços. Podemos pontuar como principais:

  • Raio-X: no fim do século XIX o físico Wilhelm Conrad Roentgen descobria o que chamava de “uma nova espécie de raios”. A radiação ionizante era capaz de fazer imagens do interior do corpo humano. Realizando o experimento em sua própria esposa, Roentgen conseguiu imagens dos ossos da mão da mulher. Por sua descoberta o físico recebeu o Nobel de Física;
  • Tomografia: embora hoje a tomografia seja disseminada na medicina, essa descoberta tem menos de 100 anos. Allan Cormack e Godfrey Newbold Hounsfield também ganharam o prêmio Nobel, neste caso de Fisiologia, pela descoberta do tomógrafo, instrumento utilizado até hoje para identificar lesões;
  • Eletrocardiograma: Einthoven pode não ter sido o responsável pela criação do Eletrocardiograma em si, porém foi com base em seus estudos que o instrumento foi criado. O coração é sem dúvidas um dos órgãos vitais mais fundamentais para a saúde humana e por meio do aparelho é possível identificar alterações nocivas em seu funcionamento. Einthoven recebeu o Nobel de Medicina por suas contribuições;
  • Antibióticos: Esta é uma das descobertas da medicina que mais impactou o mundo. O primeiro antibiótico descoberto foi a penicilina, pelas mãos de Alexander Fleming. Esse avanço foi tão relevante que especialistas argumentam que a medicina só se tornou ciência após o uso dos antibióticos, pois antes o tratamento de infecções bacterianas era muito precário.

Hoje é difícil imaginar que haja alguma medicina sem essas evoluções tecnológicas. Sem dúvidas, elas salvaram milhões de vidas e trouxeram bem-estar e saúde para a população mundial.

Quais as mais recentes tecnologias médicas utilizadas atualmente?

As novidades médicas continuam a todo vapor e ainda impactam em tempo real a área da saúde. Não é apenas a medicina enquanto prática que é impactada, a própria compreensão da saúde humana e do que é um corpo saudável também é transformada por meio desta tecnologia, assim a medicina pode ser aplicada com mais abrangência, eficiência e empatia. Abaixo, listamos as principais novidades para um serviço médico de qualidade.

Telemedicina

O conceito de medicina remota pode ser estranho para muitos, mas a verdade é que este tipo de abordagem médica vem para mudar para melhor a forma de atendimento médico.

Com a telemedicina é possível dar início a atendimentos de forma online, realizar até mesmo certos diagnósticos, aplicar tratamentos e acompanhar os pacientes. Tudo isso sem um encontro presencial.

Impressão 3D

As impressoras 3D são um sucesso em diversas áreas, não só na medicina. Porém, para a saúde seus benefícios são quase inimagináveis.

Com o que chamamos de bioimpressão, é possível reproduzir cópias de órgãos. Por meio da tecnologia esses dispositivos utilizam proteínas, células e outros componentes biológicos para criar seus produtos.

Genética

Desde a descoberta do DNA os profissionais da saúde já identificavam o potencial médico que esse conhecimento representa.

A edição de DNA por meio da engenharia genética já está muito próxima de nós. Estima-se que com a edição correta é possível corrigir 89% das 75 mil mutações do DNA que podem gerar certas patologias. A tecnologia é ainda encarada com cuidado, por apresentar perigos, como em um eventual gerenciamento errado do código genético.

Novas técnicas cirúrgicas

No campo das cirurgias, a evolução tecnológica também vem criando oportunidades para um serviço médico de qualidade. Os instrumentos cirúrgicos e outros elementos do qual dependem a prática devem acompanhar a evolução da área. Assim a medicina continua a avançar como um todo. As principais evoluções neste campo, são:

Robótica

A robótica é uma das principais contribuições da tecnologia para a medicina. Por meio da robótica é possível realizar procedimentos cirúrgicos mais precisos e menos invasivos, o que traz muito mais qualidade de vida para o paciente.

Esses instrumentos cirúrgicos tecnológicos incluem a utilização de braços mecânicos, câmeras, monitores, tudo isso operado, em muitos casos, de modo remoto.

Bisturis inteligentes

Esse é sem dúvidas um dos instrumentos de cirurgia que você deve conhecer. O iKnife ou simplesmente bisturi inteligente se aquece antes de realizar a incisão no paciente, o que permite uma perda mínima de sangue.

Além disso, o bisturi é equipado com sensores avançados que podem identificar até mesmo patologias no momento da incisão. É um instrumento incrível.

Como essas tecnologias estão mudando a prática médica?

Esses avanços na área da saúde são essenciais para que um serviço médico de qualidade seja oferecido a todos os pacientes. A medicina deve ser atualizada, assim é possível sempre oferecer o melhor à população em tratamento.

No caso de cirurgias, essa atualização se torna mais fundamental que nunca. Procedimentos cirúrgicos são invasivos e perigosos, então, toda ferramenta que o médico puder ter à sua disposição para minimizar riscos e facilitar a recuperação, ele deve utilizar.

De que forma as novidades médicas mudaram a forma que os pacientes encaram certas doenças?

servico-medico-de-qualidade-imagem-01-Endocommerce

Falamos que essas atualizações tecnológicas são essenciais e não é por acaso. Da perspectiva do próprio paciente, essas evoluções fazem total diferença, em primeiro lugar da perspectiva das próprias doenças e condições que antes não tinham tratamento algum.

Se poucas décadas atrás um diagnóstico de soropositivo caía como uma bomba no colo de qualquer pessoa, hoje um indivíduo infectado pelo vírus HIV pode ter uma vida normal. Claro, desde que esteja fazendo uso dos medicamentos corretos e exames periódicos indicados para o caso.

Há uma série de cirurgias que outrora poderiam ser perigosas e que hoje já não significam tantos problemas para a vida do paciente. E do ponto de vista do diagnóstico, também temos uma relativa melhora, com diagnósticos mais precisos e mais rápidos.

A evolução tecnológica é o que permite que tudo isso seja possível, e um serviço médico de qualidade seja oferecido a toda população.

Como a expectativa de vida tem sido impactada com os avanços médicos?

A expectativa hoje é de quase 70 anos. Mas há quase 100 anos, em 1900, a expectativa era de mais ou menos 35. Ou seja, com os avanços da tecnologia aplicados à área da saúde, além de outras da sociedade, conseguimos dobrar a média de vida.

Esse avanço se dá, entre outros fatores, por conta da própria medicina e do acesso à informação. Elementos como os antibióticos utilizados em tratamento de infecções, por exemplo, são determinantes.

A criação de exames preventivos, como o exame de próstata e de câncer de mama, também foram primordiais para trazer mais expectativa de vida para a humanidade. Cirurgias de transplante, melhores condições cirúrgicas, e o fato delas terem se tornado mais precisas também são pontos a favor da longevidade moderna.

Desafios enfrentados na evolução da área médica

O maior desafio da evolução da tecnologia médica é sem dúvidas o preço dos procedimentos. Muitos equipamentos ainda são bem caros, tanto para produzir, as pesquisas envolvidas e para que a comunidade médica os coloque para funcionar.

Outro desafio é a especialização necessária para operar. É claro que nem todo cirurgião pode utilizar a cirurgia robótica, por exemplo. Mas esses são desafios que serão superados no futuro e necessitam apenas do comprometimento da classe para atuar com um serviço médico de qualidade.

Reforçando a importância de se atualizar constantemente para a área da saúde

Podemos concluir ao longo de nosso artigo que a evolução tecnológica na saúde não é essencial apenas para fornecer um serviço médico de qualidade, mas também é parte integrante da própria disciplina.

Não existe medicina sem evolução e essa evolução deve estar focada em fornecer o melhor serviço para os pacientes. Portanto, se você deseja, como profissional da saúde, dar o melhor serviço aos seus pacientes, não deixe de se especializar sobre as novas tecnologias!

Endocommerce

Endocommerce

Compartilhe esse material:
Está com alguma dúvida?
Entre em contato conosco!

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Postagens recentes

Postagens relacionadas